quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Como ser a pessoa que quero que meu filho seja?


Às vezes, olho para o Rafael e meu coração se enche de perguntas para o futuro e de amor para o presente. Quem ele é e será? O que será importante para ele? O que o guiará nesse universo de possibilidades que é a vida? Seus olhos carregam um universo secreto. E, nessa busca apaixonada pelo serzinho que o Senhor me concedeu, olho para mim.

Enquanto me esforço para cumprir a missão de educa-lo, descubro no caminhar lento e rápido dos dias que não o educo. Antes, educo a mim. Antes, torno-me uma outra pessoa. Melhor, espero. Prepotência achar que posso educá-lo. Não posso.

Posso ser uma pessoa melhor por este amor, que é forte como a morte e, então, vendo em mim, ele saberá o que é amor, perdão, paciência, meditação, fé, educação, respeito, generosidade, compaixão (e o que mais houver de bom para ser neste mundo). Antes de educá-lo, é preciso ser.

E quando sou tudo isso, ele verá como se é, como se deve ser. E isso não se pode ensinar, mas aprender. E aprender é algo que cada um só faz por si mesmo. Espero que ele faça por ele, porque a vida dele tem sido uma das forças motrizes para que eu aprenda a ser.

A lista de coisas que preciso ser para que meu filho “aprenda” é infinita. Estou certa de que levarei uma vida inteira para ir sendo melhor que ontem. Para não ser violenta quando contrariada; para não ser mentirosa e falsa por conveniência; para não ser generosa por interesse; para perdoar os erros que me prejudicam; para lidar com a ira quando ela vier; para superar os medos que me paralisam; para vencer a preguiça e o egocentrismo com generosidade; para respeitar e tolerar o que é o outro; para reverenciar a criação, imagem e semelhança de DEUS; para ter fé e esperança sempre; para amar na dimensão da cruz; para ser essencialmente feliz, sempre...

Enquanto eu aprendo isso, ele vê, ele aprende... não por que eu disse, mas porque consegui ser.

Bjos,

VdM


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...